Soft Skills são um conjunto de habilidades relacionadas ao comportamento humano.
Elas são cada vez mais valorizadas e não se limitam só ao ambiente corporativo, mas são essenciais para um bom desempenho nele.
Por se tratar de habilidades relacionadas ao âmbito mental e emocional das pessoas, as soft skills não podem ser mensuradas, porém podem ser mapeadas através de assessments. E o mais importante a saber sobre elas é que, mesmo quando o indivíduo não demonstra ter determinada habilidade, ele pode desenvolvê-la com a ajuda de um profissional.
Abaixo está uma lista das 10 maiores soft skills necessárias para os profissionais contemporâneos publicadas no relatório The Future Jobs, de 2016, do Fórum Econômico Mundial:
É a capacidade de questionar métodos, identificar problemas, buscar novas soluções e rever processos, mas com sabedoria.
É a habilidade de pensar em novas possibilidades de fazer as coisas. A pessoa criativa nunca está satisfeita em realizar algo de forma convencional se é possível um modo melhor.
É um conjunto de práticas que envolve motivação, comunicação, liderança e influência.
É a habilidade da generosidade, colaboração com as pessoas e trabalho em equipe.
Um dos aspectos que compõe a inteligência emocional é a capacidade de reconhecer seus próprios padrões de comportamento e interromper uma reação em cadeia.
Está ligado com a proatividade e o saber tomar decisões mesmo sob pressão e estresse.
Servir não quer dizer simplesmente prestar um serviço a alguém, e sim ser um profissional com a devida expertise para servir da forma adequada nas diferentes situações e circunstâncias que se apresentam. Orientação, muito mais do que saber o que fazer, significa sensibilidade para saber como atender aos diversos perfis a quem tiver de servir.
Um bom negociador além de saber lidar com pessoas, tem empatia e é capaz de se colocar no lugar do outro.
É a habilidade para perceber que o que você está fazendo não funciona, e executar as alterações adequadas para adaptar-se às novas situações.
É a habilidade de encontrar a melhor solução para conflitos e problemas.
Agora, quais dessas soft skills você já possui? Quais você precisa desenvolver?
Como você pode desenvolver essas habilidades?